Bullet Journal: para organizar o presente e planejar o futuro
- Bruna Moraes
- 5 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Reconhecido pelos cadernos coloridos e ricamente decorados, o Bullet Journal (ou BuJo) é uma técnica de organização criada pelo designer norte-americano Ryder Carroll. No site oficial (http://bulletjournal.com) ele é definido como “um sistema analógico para a Era digital” e que “tudo o que você precisa para começar é de um caderno e uma caneta”.
Parece simples demais se comparado aos cadernos cheios de detalhes e cores que nós vemos nas redes sociais, mas é isso mesmo: a essência do BuJo é a avaliação do passado, organização do presente e o planejamento do futuro por meio de um sistema iconográfico, os bullets, que indicam as fases de conclusão de tarefas específicas.

Antes de começar a utilizar os bullets é recomendado que você crie um índice nas primeiras páginas do caderno e que numere todas as outras. Assim, você não precisa esperar terminar um mês para fazer uma lista de compras ou de lugares para visitar durante as férias, por exemplo, é só anotar no índice o número das páginas em que estão essas informações.
Em seguida, você pode fazer um calendário mensal e um calendário diário e escrever nele os seus principais objetivos para esses períodos. Feito isso, comece anotando no topo da página a data e a listar os compromissos com frases curtas e separados em três categorias: tarefas, eventos e notas.
As tarefas são representadas por um ponto, os eventos por um circulo e as notas por um travessão. No fim do dia, você deve avaliar a situação de cada item da lista e, se foram concluídas fazer um X sobre o símbolo, se foram agendadas marcar com “<” e se foram migradas para outro dia, coloque um “>”.
Há outros marcadores úteis: para informações importantes use “*”, para citações literárias ou musicais “!” e para conteúdos que necessitem de pesquisas futuras desenhe um pequeno olho.
Observe no vídeo a seguir o método colocado em prática pelas mãos do próprio criador, Ryder Carroll, e reparem que as páginas do caderno dele não têm decorações deslumbrantes.
Prontos para começar? Separe um caderno em branco, uma caneta, alguns minutos dos seus dias e mãos à obra. A princípio, não se preocupem com a beleza das páginas, se você conseguir se adequar ao método e tiver uma rotina, a decoração das folhas será uma consequência e, mesmo que não seja, o mais importante é você conseguir “rastrear o passado, organizar o presente e planejar o futuro”.
Para ficar sempre por dentro das novidades, siga o nosso perfil no Instagram: Papeleireira.
Commentaires